1) O crepe é originário da Bretanha

Essa região no noroeste da França é responsável pela invenção de muitas comidas gostosas, inclusive dos crepes.

2) Crepe salgado é “Galette”

A galette é feita com uma massa diferente. A massa não leva leite e a farinha usada é a farine de blé noir ou sarrasin. Apesar de “blé” significar trigo, ela não é feita a partir do trigo e por isso mesmo não tem glúten. Tá liberado! :)

3) Cuidado com o ovo!

Sempre que tiver ovo no recheio do crepe, saiba que ele virá com a gema mole, então se você não gosta, escolha outro sabor ou peça pra tirar.

Galette com ovo
Galette com ovo

4) Bebida pra acompanhar: Cidre Breton

Uma verdadeira crêperie vai ter umas cumbucas na mesa, que é onde se bebe o cidre. O cidre é uma bebida espumante levemente alcóolica feita de maçã e os tipos mais comuns são cidre doux (menos alcóolico, menos fermentado, com um gosto mais frutado tipo um suco de maçã), cidre brut (mais alcóolico e menos doce, tipo “bruto” mesmo) e cidre traditionnel (humm.. tradicional?). Não sei escolher o melhor, gosto de todos!

Galette e uma cumbuca com Cidre
Galette e uma cumbuca com Cidre
Cidre doux
Cidre doux

5) Crepes doces com recheio por fora cobertura

Na maioria das vezes o crepe vem com cobertura, e não com recheio, assim os restaurantes podem brincar de decoração ou flambar bem ali na sua frente. Crepe de nutella é o que mais se encontra nas barraquinhas de meio de rua, mas em restaurantes vale provar outros sabores, como caramel au beurre salé (outra delícia da bretanha), chocolate com sorvete/chantilly ou o super tradicional Crêpe Suzette, com licor de laranja.

Crêpe de creme com frutas. As frutas por fora pra decorar.
Crêpe de creme com frutas. As frutas por fora pra decorar.

6) Os “crêpes flambées” em chamas

O crepe Suzette, por exemplo, leva uma bebida alcóolica e é um tipo de crepe flambado. Nesses casos, eles trazem seu crepe em chamas ou fazem isso na sua mesa mesmo. Muito legal!

Licor do crepe suzette sendo servido e depois será flambado na mesa.
Licor do crepe suzette sendo servido e depois será flambado na mesa.

*Ah, crepe é uma palavra feminina “une crêpe suzette, s’il vous plaît” :)