*Texte en français à la fin du post.

Ao todo passamos 8 dias na Croácia e usamos sempre ônibus e barcos pra nos locomover. Vou resumir aqui como fizemos:

Chegamos no aeroporto de Zadar e de lá pegamos o ônibus do aeroporto até o centro por 25 kunas. Ele parava na rodoviária e no centro, onde descemos. A parada já ficava bem próxima do nosso apartamento, que era dentro do centro histórico. Por lá fizemos tudo a pé mesmo.

De Zadar saímos pra Plitvice e pegamos um ônibus na rodoviária (compramos todas as nossas passagens de ônibus através desse site: Bus Croatia) Fomos andando até lá, uns 20 ou 30 minutos, mas vimos pontos de táxi pelo caminho. A passagem custou 115 kunas e a viagem demorou umas 2h30. Esse ônibus vai parando em vários lugares, então avise ao motorista onde você quer descer. Nosso hotel ficava na parada “Munkije” e era apenas uns 5 minutos de distância.

De Plitvice fomos pra Split. O ônibus custou 175 kunas e demorou pouco mais de 4h pra chegar. Descemos na rodoviária, que fica próxima aos principais pontos turísticos e também do porto. Lá tem muito serviço de guarda volume, isso porque muita gente não dorme em Split e vai no mesmo dia pra Hvar.

De Split, fomos de ferry Jadrolinija até Hvar, custou 70 kunas e o trajeto dura em torno de 1h. Dá pra comprar pelo site da empresa, mas compramos num gichê bem perto do porto. É bom comprar essas passagens com antecedência, porque as vezes acontece de esgotar – vimos isso acontecer no caminho contrário: Hvar – Split.

De Hvar pra Dubrovnik: até então nossos planos eram voltar pra Split de ferry e de lá pegar um ônibus. Mas demos sorte – ou azar, conto já – de ter um barco da empresa Krilo que sai toda terça e quinta em direção à Dubrovnik. Compramos numa agência de turismo perto do porto. Custou 170 kunas e o trajeto é rápido, 3h30, com uma rápida parada em Kórcula.

Mas por que azar? Porque o barco não era tão grande e em alguns momentos me senti num brinquedo de parque de diversões: balanços, a onda vinha e levantava o barco que caía com tudo na água depois que a onda passava. Ele virava pra um lado, pro outro… foi bem tenso e engraçado ao mesmo tempo. Não foi exatamente uma experiência agradável, mas pelo menos não tive enjôos e agora que passou é divertido de contar.

Bom, em Dubrovnik o porto não ficava muito próximo ao centro histórico e tivemos que pegar um ônibus comum. Compramos a passagem em uma das casas de turismo por ali e aproveitamos pra perguntar onde era a parada. Custou 12 kunas e demorou menos de meia hora. A parada era Pile Gate, o portão principal da muralha.

Dubrovnik foi nossa última parada. Compramos a passagem de ônibus pro aeroporto (empresa Atlas) em uma casa de turismo perto da entrada um dia antes. Tem vários horários e o primeiro, se não me engano, era umas 4h30 da manhã. Custou 35 kunas e a parada fica perto do Cable Car. Até o aeroporto acho que foram uns 30 minutos.

Achamos que foi muito mais prático viajar sem carro, pois não nos preocupamos com vaga de estacionamento, com direção pra chegar nas cidades, com ferry para carros e as taxas pra isso, combustível… enfim, foi muito mais tranquilo e prático.

Nous sommes restés en tout 8 jours en Croatie, et nous n’avons utilisés que des bus ou des bateaux pour nous déplacer. Voilà comment nous avons fait :

On est arrivés à l’aéroport de Zadar, d’où nous avons pris un bus vers le centre pour 25 kunas. Il s’arrêtait à la gare routière et au centre, où nous sommes descendus. L’arrêt était proche de l’appartement, dans le centre historique. On a donc tout fait à pied à partir de là.

De Zadar nous sommes partis à Plitvice en prenant le bus à la gare routière (on a acheté tous les billets par ce site Bus Croatia). On est allés à pied jusque là bas, 20 ou 30 minutes, mais il y a pas mal de taxis sur la route. Le billet jusqu’à Plitvice coûte 115 Kunas et le voyage dure environ 2h30. Ce bus s’arrête dans pas mal de coins, il vaut donc mieux en parler au chauffeur pour qu’il vous fasse signe. Notre hôtel était à l’arrêt MSdjpvowjd, à 5 minutes à pied.

De Plitvice à Split le car a coûté 175 Kunas et le trajet dure un peu plus de 4 heures. On est descendus une fois de plus à la gare routière, proche du port et des points touristiques. Il y a moyen de laisser les valises par là bas pour quelques kunas, car pas mal de monde ne dors pas à Split et va directement à Hvar.

De Split, on a pris le ferry Jadrolinja pour Hvar (70 Kunas, 1 heure). On peut acheter soit par le site, soit à un guichet proche du port. Il faut acheter les billets un peu à l’avance, il arrive que le bateau soit plein (on l’a vu au retour Hvar-Split).

De Hvar on est allés direct à Dubrovnik, malgré nos plans de rentrer à Split et de prendre un bus. Par chance -ou malchance ?- il y avait un bateau de l’entreprise Krilo qui fait le trajet les mardis et jeudis jusqu’à Dub. On a acheté les billets vers le port, 170 kunas, et le trajet ne dure que 3h30, avec une rapide escale à Korcula.

Pourquoi malchance ? Le bateau qu’on a prit était pas si grand, et ça balançait un petit peu ! On montait sur les vagues, on redescendait. Lais, Giulia et Antoine on vraiment pas aimé, moi je relisais Harry Potter… Mais c’était, selon les dires de Lais, “tendu et marrant à la fois, et maintenant que c’est passé c’est drôle à raconter !”.

L’arrivée à Dubrovnik ne se fait pas proche du centre historique. On a dû prendre un bus pour se rendre du port jusqu’au centre (12 kunas, 30 minutes). On est descendus à Pile Gate, l’entrée principale de la muraille.

Dubrovnik était notre dernier arrêt. On a acheté le billet pour l’aéroport (entreprise Atlas) la veille. Il y a de nombreux horaires, le premier étant vers les 4h30 du mat. Ça coûte 35 kunas et l’arrêt est juste à côté du Cable Car. Le trajet vers l’aéroport était probablement d’une trentaine de minutes (mais il était très tôt !).

On a trouvé ça bien pratique de voyager sans voiture, de pas se préoccuper avec des places pour se garer, l’orientation pour arriver à destination, les bateaux pour voitures, le combustible… C’était plus tranquille.