De Barcelona, eu e mais 8 brasileiros fomos pro Marrocos. Fui de carona na viagem da galera que tava morando em Barcelona, então eles que resolveram tudo. Escolheram o hostel, combinaram un transfer do aeroporto, combinaram o passeio pelo deserto, etc. Nosso hostel era legal e custava só 8 euros por pessoa, o único problema é que quase não caía água do chuveiro.

Hostel
Hostel

Nosso roteiro era 1 dia e 2 noites em Marrakech e depois um passeio de  3 dias pelo interior do país até chegar no deserto do Saara. Tudo o que fizemos de turístico foi em apenas 1 dia inteiro. Mas não fomos no Jardim de Menara, por exemplo. Acho que dois dias seria o tempo ideal pra conhecer bem, mas já fiquei muito satisfeita.

Praça Jamaa el Fna

É a praça principal onde tem os encantadores de cobra (tentaram botar uma cobra em cima de mim e eu saí correndo desesperada), uns caras com uns macacos, mulheres oferecendo pra fazer tatuagem de henna, etc. O que não vai faltar é gente tentando te vender alguma coisa. E durante a noite várias barracas de comida se montam por lá. Tivemos sim a coragem de comer e tomar suco de laranja por 40 centavos de euro. O assédio é grande, todos ficam tentando te puxar pra comer na barraca deles. Ah, dá pra se virar muito bem falando espanhol (e sem falar nada também, porque eles se viram pra tentar te agradar). Ao redor da praça tem vários restaurantes que têm tipo uma varanda superior com mesinhas e vista para a praça.

Café da manhã com vista pra Jamaa el Fna
Café da manhã com vista pra Jamaa el Fna

marrakech-6

Jamaa el Fna com a mesquita ao fundo.
Jamaa el Fna com a mesquita ao fundo.

Souks

São os famosos mercados. Eles ficam dentro da Medina, a parte antiga e turística que também é um labirinto! Cuidado pra não se perder. Nosso hostel era dentro da Medina e eu nunca decorei como chegava lá! Não podia de jeito nenhum me perder de quem sabia. Os mercados vendem muitas coisas: lenços, óleo de argan, tapetes, xícaras e bules, peças de cerâmica, etc etc etc.

marrakech-2 marrakech-16

Mesquita de Koutoubia

Fica perto da praça Jamaa el Fna, é só olhar pro grande minarete e seguir em direção a ele! Vimos tudo por fora porque não podíamos entrar no lugar das orações. Lá dentro só é permitido locais e do sexo masculino. Mas deu pra dar uma espiadinha mesmo assim. marrakech-7 marrakech-8 marrakech-9

Palácio El Badi

Construído no século XVI por um sultão, hoje tá em ruínas, mas vale muito a visita. A “piscina” quando fui tava vazia, mas já vi gente que foi com ela cheia. Será das águas da chuva? Não fomos com guia, mas tínhamos um mapa e íamos perguntando pelo caminho. A entrada é paga, mas é muito barata. Talvez 1 ou 2 euros.

marrakech-15 marrakech-13 marrakech-11

Vista da cidade
Vista da cidade

Jardim Marjorelle

Esse jardim ficou famoso porque o estilista Yves Saint Laurent morou lá por um tempo. Lá dentro é tudo azul e amarelo e tem vários jardins bem arquitetados. Fica um pouco longe da praça, mas fomos andandos mesmo.

marrakech-20 marrakech-21 marrakech-19 marrakech-23

O roteiro do dia foi: Saímos do hostel, dentro da Medina, e fomos pra praça Jamaa el Fna fazer um tour e tomar café da manhã típico na varanda de um dos restaurantes. Depois fomos na Mesquita de Koutoubia e de lá seguimos pro Palácio El Badi. De lá voltamos pra Medina pra almoçar e passear pelos Souks. Por último fomos no Jardim Marjorelle. A noite jantamos, tomamos suco nas barracas, vimos a vida noturna da Praça, que é bem animada e voltamos pro hostel.

Praça à noite
Praça à noite