embaixada-frança-1

Depois de finalizar o dossier no Campus France e escolher a universidade pra estudar, vem o visto. O primeiro passo é fazer o agendamento. Quanto maior a antecedência, mais datas estarão disponíveis. No momento que fui agendar tinha apenas 1 dia e 1 horário disponível e era pro fim de agosto (muito tarde, já que eu queria estar lá no início de setembro). O que eu fiz? Marquei pra o fim de agosto mesmo assim e fiquei entrando várias vezes por dia no site do agendamento pra ver se alguma data liberava. E liberou! Consegui pro dia 10 de agosto e reagendei sem problemas. Depois ainda apareceu pra julho, mas eu já estava satisfeita. Vale ressaltar que várias vezes eu entrava e dizia que não tinha mais nenhum horário, mas não precisa entrar em pânico porque sempre libera algumas vagas.


O segundo passo é comprar a passagem. No meu caso, que moro em Recife, a entrevista é em Brasília. É uma burocracia totalmente sem lógica e nunca vou entender. No site eles dizem que é pra coletar dados biométricos e foto, mas por que eu não poderia fazer isso no consulado de Recife? E outra: já tirei um visto de estudante em Brasília no ano de 2012, então pra que eles precisam de novo das minhas digitais? Ps.: nem foto tiraram quando fui lá. O negócio é aceitar e mentalizar: sou sortuda por estar indo estudar fora, não posso reclamar.


O terceiro passo é providenciar todos os documentos necessários pra chegar lá com tudo certinho. A lista é essa (clica pra baixar). E também reservar os 50 euros, o valor do visto, mas que vai ser pago em real lá, eles que fazem a conversão. Na dúvida, leva dinheiro sobrando. A lista de documentos mudou um pouco de 2012 pra 2015. Além de precisar levar um comprovante de residência na França (que no meu caso vou usar a carta que a universidade me mandou por email confirmando minha vaga em uma residência universitária), tem também a necessidade de um seguro de viagem de 30 dias. Mas 30 dias a partir de quando? Não sei, mas considerando que comprei minha passagem pro dia 1 de setembro, vou fazer um seguro viagem do dia 1 ao 30 desse mesmo mês. Update: fiz o seguro saúde como disse e não tive nenhum problema. Na verdade acho que eles nem conferem os documentos na hora, mas deixam lá junto com o passaporte pra o pedido ser analisado.


O quarto passo é esperar o passaporte, com o visto, chegar. No meu caso, chegou no Consulado Francês aqui em Recife e eu fui lá buscar. Não sei como funciona pra outros estados.

Qualquer dúvida, pode deixar um comentário que eu tentarei ajudar. ;)

Anúncios