covoiturage

Atualmente estou morando em Toulouse, mas o meu namorado mora em Clermont-Ferrand. Como nem eu nem ele temos carro, o único meio de ir de uma cidade pra outra é pelo sistema de caronas, bem desenvolvido aqui na França. Eu, como quase todos os brasileiros, achava que o sistema de trem era ótimo e muito bem desenvolvido na Europa como um todo, mas na verdade não é bem assim.

Exemplo: Saindo de Toulouse pra Paris, por exemplo, são de 6h a 7h de viagem, nada cômodo. Mas ok, considerando que o trem atravessa a França quase toda. Mas de Toulouse pra Clermont são de 7h a 10h de trem, enquanto que de carro são menos de 4h. Isso porque não existe trem direto e aí tem que pegar vários trens e ônibus até chegar no destino. Isso acontece pra grande maioria dos trajetos, então o sistema de caronas se desenvolveu muito e hoje é uma forma legítima de viajar.

Aqui eles chamam as caronas de “covoiturage” (côvuátuirrage) e o site mais usado é o BlaBlaCar. Nesse site, todos são obrigados a ter um perfil, pois no final de cada viagem somos convidados a deixar nossa avaliação. Isso é muito importante na hora de escolher com quem você vai viajar. Eu sempre tento escolher pessoas com boas avaliações e que já fizeram muitos trajetos.

Outra coisa boa é que o próprio site sugere os valores, mas ao mesmo tempo você é livre pra cobrar mais ou menos. A média dos preços de Clermont-Toulouse (vice versa) é de 20 a 24 euros. Mas já vi por 15, 18 e até 30.

Dando carona

Você entra no seu perfil, vai em propor um trajeto e vai preenchendo o que o site pede, como o lugar de saída, de chegada, a hora, quantos lugares disponíveis, tamanho de mala, valor etc. Se você escolhe “aceitação automática”, quando alguém escolher seu trajeto você não tem o poder de dizer sim ou não. Se você escolhe “aceitação manual”, dá pra ver quem tá pedindo e decidir se aceita ou não. Uma vez que alguém compra seu trajeto e você aceita, as partes recebem uma SMS com os telefones para que possam se comunicar, marcar lugar de encontro etc. A pessoa que tá dando carona só recebe o dinheiro depois que deixa a outra no destino (vou explicar porque já já), o que dá uma maior segurança quanto a cancelamentos.

Pegando carona

Quando você seleciona um trajeto no site, depois da confirmação vai chegar uma SMS com o telefone da pessoa e também um código pra dar no final da viagem. É esse código que vai fazer com que a pessoa que tá dando a carona receba o dinheiro, então é uma garantia que ela não vai embora sem você. Então é bem simples: entro no site, escolho o horário e o perfil da pessoa, compro o trajeto, recebo a mensagem, entro em contato pra marcar o local de encontro, faço a viagem e no fim dou o código.

Anúncios