Cheguei na França 02 de setembro de 2015, mas as aulas só começavam em 29, aí aproveitei pra ficar com Giac lá em Clermont. Outubro foi um mês de descobertas. Fiz amizades rapidamente (ao contrário do que eu pensava), progredi ainda mais no francês por praticar o tempo todo (com Giac só falo português), conheci um pouco as redondezas da minha casa, fiz compras no supermercado, fiz passe de metrô, fiz compras no centro da cidade…

Praça do Capitole (praça principal do centro da cidade)
Praça do Capitole (praça principal do centro da cidade)

Na faculdade, eu descobri que aqui ainda existem salas com quadro negro, que as pessoas podem trocar de orientação no meio da graduação (fazer o primeiro ano da graduação em direito, não gostar, trocar e fazer o resto dos anos em comunição, por ex) e podem fazer o primeiro ano do mestrado (M1) em outro país, voltar e entrar direto no segundo ano do mestrado (M2). Descobri também que existem várias pessoas vindas de fora na minha sala: Marrocos, Venezuela, Escócia, Brasil (somos 2), Martinica e Ilhas Maurício.

Área verde do prédio principal onde tenho aula. Toulouse 1 Capitole - Arsenal
Área verde do prédio principal onde tenho aula. Toulouse 1 Capitole – Arsenal

Descobri que meu grande projeto do mestrado seria um projeto de verdade: no meu caso, escolhi o Concours de Courts, um Concurso Internacional de Curta Metragem que acontece de verdade em duas exibições públicas e uma cerimônia de encerramento com um corpo de jurados de verdade aqui em Toulouse. Eu sou encarregada, junto com outras pessoas, da comunicação digital, mas também faço várias outras coisas que vão surgindo (e são muitas!).

Prédio onde tenho também algumas aulas - Manufacture des Tabacs
Prédio onde tenho também algumas aulas – Manufacture des Tabacs

Vou sempre à Clermont quando tenho fins de semana mais longos ou férias (aqui existem férias de 1 semana durante o semestre), mas Giac tbm vem pra cá as vezes.

Durante a semana eu me divido entre as aulas (em um dia cheio eu tenho aula das 9h30-12h30 e de 14h-17h/18h), as reuniões do projeto, cuidar da casa, fazer compras de comida (que a gente descobre ser bem frequentes) e ficar em casa fazendo coisas do projeto ou descansando vendo um seriado, porque ninguém é de ferro. Também converso com meus pais no skype com frequencia.

Amanhã é a última aula do ano e depois disso terei as – tão esperadas – férias de Natal! Então mais posts virão logo logo!