Pegamos um avião em Helsinque e seguimos viagem pra Estocolmo. Ficamos hospedados num hotel barco em Södermalm com vista pra Norrmalm. Foi uma experiência diferente e achei que super valeu a pena por dois motivos: a vista do quarto era linda e o preço era muito mais acessível.

vista cidade estocolmo
Vista da janela do nosso quarto, com gotinhas de chuva
vista cidade estocolmo 02
Vista da calçada do hotel barco

Se você der um zoom no mapa da Suécia vai ver que o litoral é extremamente recortado pelo Mar Báltico e repleto de ilhas, um arquipélago. No primeiro dia, começamos o passeio por Gamla Stan, o centro histórico da cidade. Passamos pela Riddarholmskyrkan, a igreja onde são enterrados os monarcas suecos. Passamos também pelo Parlamento, o Riksdagshuset. O país é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo, e é um dos mais democráticos do mundo. Fomos também na emblemática praça de Stortorget. Vimos, por acaso, a troca de guarda no Palácio Real, o Kungliga slottet. E, principalmente, nos perdemos pelas ruazinhas estreitas de paralelepípedos de Gamla Stan, esse bairro tão charmoso.

Igreja Riddarholms estocolmo
Igreja Riddarholms
igreja Riddarholms estocolmo 02
Igreja Riddarholms
praça gamla stan estocolmo
Praça Stortorget
ruas gamla stan
Ruas de Gamla Stan
estocolmo 02
Igreja Tyska
estocolmo gamla stan
Igreja Tyska
palacio real estocolmo
Troca de guarda no Palácio Real
parlamento estocolmo
Parlamento Sueco

No segundo dia, debaixo de muita chuva, resolvemos pegar um barco pra ir até o Museu Vasa (Vasamuseet), onde está um navio que não foi muito longe e naufragou logo depois que partiu do porto pela primeira vez, em 1628. Ele ficou 333 anos no fundo do mar! O navio é super imponente e cheio de detalhes e é o único navio de guerra do século XVII existente no mundo. Valeu super a pena a visita, apesar da fila imensa que pegamos. A entrada custa 130 SEK (adulto). Pra mais informações sobre o museu é só clicar aqui. No fim da tarde, quando a chuva deu uma trégua, fomos passear pelo bairro onde estávamos hospedados, no Söder, que também é o bairro de Lisbeth Salander. Claro que tirei foto na rua “dela”. Sim, eu amo a trilogia Millenium. A noite fomos conferir os shows que estavam tendo num festival que tava rolando, o Stockholms Kulturfestival.

vasa museu
Navio Vasa
vasa museu 02
Navio Vasa
rua lisbeth salander
Rua de Lisbeth Salander
festival estocolmo
Festival

O terceiro dia amanheceu lindo. Céu azul, temperatura mais agradável. Pegamos um barco pra atravessar de Söder até a Prefeitura (Stadshuset). Esse lugar é interessante por dois motivos: 1) dá pra subir numa torre e ter uma vista incrível da cidade. 2) é nesse prédio que acontecem os jantares de premiação do Prêmio Nobel. Depois fomos dar uma volta pelo centro mais moderno, em Norrmalm. Passamos pela igreja Sta Clara, por umas ruas comerciais (lojas como H&M, Tiger, Zara, etc) e almoçamos por lá. Em seguida fomos na ilha de Skeppsholmen, onde fica o museu de arte moderna e um castelo militar de 1845 que hoje abriga salas de conferência e escritórios, o Kastellet Stockholm. Na volta pro hotel, antes de ir embora, passamos mais uma vez por Gamla Stan. Dessa vez fiquei curiosa pra provar o hotdog (tem carrinhos em toda a cidade) e de sobremesa fomos de sorvete com direito a uma casquinha quentinha preparada na hora!

vista cidade estocolmo 04
Atravessando de barco
estocolmo
No barco
prefeitura estocolmo
Prefeitura
prefeitura estocolmo 02
Jardim da prefeitura
vista Gamla Stan 02
Vista do alto da torre da prefeitura
pizza estocolmo
Almoço tranquilo heheh
catedral de sao nicolau estocolmo
Catedral de São Nicolau
igreja santa clara estocolmo
Igreja Santa Clara
ilha estocolmo
Na ilha de Skeppsholmen
museu arte moderna estocolmo 02
Museu de arte moderna
museu arte moderna estocolmo
Museu de arte moderna
catelo estocolmo
Kastellet
hot dog estocolmo
Hot dog
sorvete estocolmo
Sorvete com casquinha feita na hora

Mais algumas imagens da cidade:

estocolmo 04estocolmo 03vista cidade estocolmo 03

Ps.: essa viagem foi feita em agosto de 2016.

Anúncios