Porto é uma cidade incrível, daquelas que dá muita vontade de voltar sempre. Na verdade eu gostei muito de Portugal, não sei se porque me senti um pouco em casa (o que é um ponto positivo pra quem não mora no Brasil e tá com saudade da terrinha), mas o fato é que me senti muito bem no país.

Porto Portugal-26

Porto Portugal-30

Eu cheguei no aeroporto e lá dentro mesmo peguei o metrô que me deixou bem no centro da cidade. Eu estava sozinha, então fiquei no Yes! Porto Hostel, bem pertinho da Torre dos Clérigos. Cheguei um pouco antes do pôr do sol, então esse primeiro dia foi só pra reconhecimento do bairro e arredores. Fui andando até o Cais da Ribeira e já me apaixonei de cara.

Porto Portugal-46Porto Portugal-40

No primeiro dia de passeio, comecei descendo a Rua dos Clérigos. Passei pela Praça da Liberdade, Igreja de Santo Antônio dos Congregados (a gente já começa a ver os azulejos azuis por aqui), Estação de São Bento, que é incrível por dentro, e subi até a Igreja de Santo Idelfonso. Depois fui até a Sé do Porto, visitei o claustro (lindo e também cheio de azulejos) e curti a paisagem da cidade. Do ladinho da Sé tem a rua que nos leva até Ponte Dom Luís I, que liga Porto a Vila Nova de Gaia. Quando a gente faz essa travessia pela parte de cima da ponte, podemos pegar um teleférico pra ir pra parte baixa de novo. O bilhete do teleférico dá direito a uma degustação de vinho do Porto e fui lá aproveitar. Andei pela “orla” de Gaia, que tem uma vista incrível, e depois atravessei por baixo da ponte pra chegar na Ribeira. Eu comi por lá mesmo, num dos resturantes turísticos na beira do rio Douro porque eu queria ficar olhando pra paisagem ;) Dei uma volta pelo bairro e depois voltei pro hostel pra dar uma descansada antes de sair de novo. A segunda parte do dia foi pra visitar a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello (suuuuper lotada) e a Igreja do Carmo.

Praça da Liberdade Porto Portugal-32
Livraria Lello Porto Portugal-49
Livraria Lello
Igreja do Carmo

No segundo dia, comecei pela Avenida dos Aliados, fui até o Monumento a Garrett, Igreja da Santíssima Trindade, Mercado do Bolhão e andei pela Rua Santa Catarina, uma rua comercial cheia de lojas e lugares pra comer, inclusive o famoso Café Majestic fica lá. Mas foi no Nata Lisboa que parei pra comer um pastel de nata, que dizem ser um dos melhores. Depois voltei pra Ribeira e atravessei pra Gaia. Enquanto esperava a hora do meu passeio de barco, almocei uma francesinha com uma cidra de maçã, bebida que encontrei em todos os lugares por lá e eu amo. Parti pro passeio de barco (10 euros), uma delícia só sentar ali e apreciar a paisagem. Em seguida fui até a Igreja Monumento de São Francisco pegar o bondinho Passeio Alegre até a Foz do Douro. Comprei o bilhete na hora, dentro do bondinho. Fiquei um tempão olhando o movimento das águas. O encontro do rio Douro com o Mar é violento e causa muitas ondas. O pôr do sol por lá também é espetacular. Esse foi o fim da minha estadia em Porto. No dia seguinte pela manhã, segui pra Lisboa de trem.

Monumento a Garrett

foz do douro Porto Portugal-62
Foz do Douro
Encontro das águas na Foz do Douro

Ps.: Fiz essa viagem em outubro de 2016.