Fiz esse roteiro de carro pela Alemanha e Áustria com meu marido e um casal de amigos. A viagem foi feita em dezembro de 2017 (as vezes a vida vai passando e eu vou esquecendo de postar aqui).

Foram ao todo 6 dias completos (aqui estou excluindo os dias de chegada e partida). E fizemos as cidades de Munique, Innsbruck, Füssen, Nördlingen, Dinkelsbühl, Rothenburg ob der Tauber, Wurtzburgo e Heidelberg. A rota romântica vai de Füssen até Wurtzburg e tem ao todo 28 cidades. Nós escolhemos apenas 5 dessas e incluímos algumas outras que estavam fora dessa rota.

Dia 1 – Munique

Fiquei apenas 1 dia em Munique porque eu estava interessada mesmo era nas outras cidades do passeio, mas deu pra conhecer alguns dos principais pontos turísticos e tomar umas várias cervejas :) Como o foco desse roteiro é a rota romântica, vou só citar os lugares que fomos em Munique: Cervejaria Hofbräuhaus, Englischen Garten, Marienplatz, Odeonsplatz e arredores. No Englischen garten tem uma galera que surfa no rio Eisbach (pra saber o local exatamente é só jogar no google “surf english park munich”). E não podia deixar de falar que foi nesse jardim que vi o patinho mais lindo do mundo! Diz aí se não é lindo demais?

munique rota romantica alemanha inverno

Dia 2 – Innsbruck

Acordamos cedinho e fomos buscar o carro no aeroporto de Munique pra seguir viagem até Innsbruck, na Áustria. A cidade é muito linda, no pé dos Alpes austríacos. As montanhas estão tão pertinho que parece até uma pintura. Tivemos muita sorte com o tempo e pudemos andar tranquilamente pelo centro da cidade (que não é muito grande).

rota romantica alemanha inverno-7

Atenção! Para circular de carro na Áustria é preciso comprar uma vinheta. É o equivalente do pedágio deles. Na época que viajamos era um adesivo e compramos num posto de gasolina ainda na Alemanha, antes de cruzar a fronteira. Mas agora parece que o sistema é digital e você compra por um aplicativo e é só preencher a placa do carro.

rota romantica alemanha inverno-10
Olha só a estrada! Pegamos várias assim. Vale muito a pena fazer essa rota no inverno.

Dia 3 – Ponte Highline 179 e Neuschwanstein, o castelo da Cinderela

Saímos de Innsbruck de manhã e fomos visitar essa ponte muito louca (e muito incrível!) ainda na Áustria. É super fácil de combinar com o castelo da cinderela porque fica apenas a 25 minutos de distância! Mais informações sobre a visita da ponte aqui. O ingresso custa 8 euros pra adultos. Acho que não preciso falar mais nada. Só vejam as fotos abaixo ^^

rota romantica alemanha inverno-13rota romantica alemanha inverno-14rota romantica alemanha inverno-19

Depois da ponte seguimos direto pro Neuschwanstein. A ponte que dá acesso à vista mais famosa do castelo fica fechada no inverno por causa da neve, mas vi gente indo mesmo assim. Não sei se conseguiram. Nós ficamos com a vista do caminho que leva até a entrada do castelo e ficamos satisfeitos. Tava bastante frio e fomos nos esquentar num restaurante em Füssen, onde dormimos.

rota romantica alemanha inverno-20

Dica de comida: na Áustria e na Alemanha, provem o Schnitzel, carne empanada – que pode ser vitela, frango e porco – com batata fritas. Se o frio não te abala, vale pedir uma cervejinha – ou cervejona ;) – pra acompanhar.

Dia 4 – Nördlingen e Dinkelsbühl

Nördlingen é uma cidade com cerca de vinte mil habitantes. O interessante dela é que ela foi construída no meio de uma cratera criada pelo impacto de um meteorito que atingiu o local há milhões de anos! Se você observar no mapa vai ver que a cidade é de fato em formato de círculo!

rota romantica alemanha inverno-25

Dinkelsbül também é outra cidade pequena, com pouco mais de dez mil habitantes. Escolhemos ela por ser uma cidade histórica e medieval, a mais bem preservada da Alemanha. Jantamos na Weib’s Brauhaus porque lá as cervejas são fabricadas por mulheres. Pra variar, pedimos schnitzel e cervejas locais pra acompanhar! Dormimos em Dinkelsbül.

rota romantica alemanha inverno-27

rota romantica alemanha inverno dinkelsbuhl

Dia 5 – Rothenburg ob der Tauber e Wurtzburgo

Rothenburg entrou no roteiro porque ela é super famosinha e não sem razão. Ela é super fofa! Essa cidade medieval ainda conserva o muro que a cerca e dá pra passear por ele. Lá vi várias lojinhas vendendo uns doces chamados schneeballen e não resisti. Comprei uns pra provar mas confesso que não achei lá essas coisas.

rota romantica alemanha inverno rotenburgo

Wurtzburgo foi a última parada da Rota Romântica. Durante a Segunda Guerra Mundial 85% da cidade foi destruída e maior parte do que vemos hoje em dia foi fruto de longas reconstruções. A Old Main Bridge estava super animada. Artistas de rua tocando e várias pessoas em pé curtindo a vista com drinks e bebidas. Atravessamos ela e fomos em direção ao Festung Marienberg, uma fortaleza que foi reconstruída e hoje abriga museus. É de lá que temos uma vista panorâmica da cidade e do rio Meno.

rota romantica alemanha inverno-41

Dia 6 – Heidelberg

Fomos pra Heidelberg logo depois de Wurtzburgo, no finzinho da tarde, porque queríamos passar o ano novo lá. Na virada do ano, todo mundo vai pra Alte Brück (old bridge ou ponte velha) munido de muitos, MUITOS, fogos de artifício. A festa não é organizada, cada um acende o tanto de fogos que quiser, é uma loucura. Adoramos a experiência! No dia seguinte aproveitamos pra dar uma volta na cidade e ir até o castelo. A vista lá de cima é lindona :) Outro lugar com uma vista linda, dessa vez pro Castelo, é o Caminho dos Filósofos, o Philosophenweg. Fica do outro lado da ponte, o lado oposto ao do centro da cidade.

rota romantica alemanha inverno-48.jpg